Aprendizados e próximos passos para a educação do agora.

Visita na BETT Uk 2024 e os aprendizados e próximos passos para a educação de agora.

A busca por atualizações, novas práticas pedagógicas e a formação dos docentes é uma preocupação do Colégio Bento Benedini. Assim, em janeiro de 2024, as coordenadoras Bruna e Karen participaram de uma das maiores feiras de tecnologia e educação do mundo: a BETT UK.

Além disso, em conjunto com a delegação do Brasil, visitaram uma instituição de ensino básico – St. John’s XXIII – e a universidade de Cambrigde.

A feira, que aconteceu de 23 a 26 de janeiro, reuniu profissionais, educadores, pensadores críticos e empresas de inovação para discutirem sobre tendências e soluções educacionais.

Durante este período, elas puderam ampliar seus conhecimentos, compartilhar ideias e discutirem sobre o futuro da educação mundial. Foi uma excelente oportunidade para expandirem sua visão educacional e consolidarem aquilo que acreditam ser o futuro para o Colégio Bento Benedini.

Participaram de palestras e workshops sobre temas relevantes para a educação e para prática de ensino, como Inteligência Artificial, Aprendizagem de Línguas, Uso das Tecnologias em Sala de Aula e Educação Socioemocional.

A Bett é um espaço para muita interação entre todos, o que gerou acesso a muitas pessoas e instituições para parcerias futuras. Ademais, foram apresentados muitos produtos e suportes pedagógicos, que propiciaram a busca por novas alternativas para superar dificuldades dos nossos alunos e desenvolver novas habilidades. Na mesa de debates, foram apresentadas preocupações relacionadas ao futuro sustentável e ao papel da escola na preservação do meio ambiente, bem como na formação dos alunos, visando prepará-los para um mundo com alternativas sustentáveis para o planeta.

Formar alunos com senso crítico e discernimento será um grande desafio e diferencial. Por isso, o desenvolvimento de Soft Skils torna-se cada dia mais importante.

Na visita à St. John’s XXIII Catholic Primary School, ficou nítido como a metodologia de projetos e a introdução do STEM/ STEAM na sala de aula pode ser benéficas ao aprendizado dos alunos e para o desenvolvimento de competências e habilidades. A escola primária trabalha com o ensino de música dos 4 aos 11 anos, com o objetivo de formação musical completa, a partir da escolha de um instrumento feita pelo próprio aluno.

Desde as visitações aos museus, às visitas às instituições até à participação na Bett Uk, ficou nítido que é preciso colocar o aluno como protagonista no espaço e no processo de ensino-aprendizagem.

Para desenvolvermos cada dia mais isso, é preciso gerar a autonomia do aluno, proporcionar aulas com momentos de debates e discussões, bem como o desenvolvimento de soft skills. Outro ponto, é inserir realmente os alunos na tecnologia, fazendo um trabalho de letramento digital, desde a alfabetização, transformando a tecnologia uma ferramenta de aprendizagem significativa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Post Recentes